Flat Preloader Icon

Votos do GCAA no Dia Internacional da Mulher

Neste 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher, o GCAA reafirma seu compromisso por fomentar uma sociedade mais equânime e justa para as mulheres.

Os movimentos ao longo da história, especialmente no decorrer do século XX, permitiram que, hoje, possamos ecoar nossas vozes e sermos reconhecidas por nossas inúmeras virtudes, dentre elas as profissionais. E hoje, após décadas de cotidiana luta, a ONU Mulheres celebra a data com o tema “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”[1].

O GCAA, fundado por sócias mulheres e com um time formado majoritariamente por mulheres, tem atuado diretamente, desde sua constituição, com clientes e projetos voltados à inovação e tecnologia, a partir da expertise em direito empresarial, compliance, proteção de dados e ESG. E o tema da ONU Mulheres não poderia ser mais oportuno no contexto social e econômico em que nos encontramos. A tecnologia e a inovação são temas discutidos e implementados diariamente em diversos âmbitos. Mas sabemos que ainda devemos persistir na jornada de implementação de ações de inclusão e de igualdade de gênero. De acordo com o relatório Progress on the Sustainable Development Goals[2] (Progresso nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de 2022 da ONU Mulheres:

  • As mulheres ocupam, globalmente, apenas 20% dos postos de ciência, engenharia e tecnologia da informação e comunicação:
  • Nas 20 maiores empresas globais de tecnologia, as mulheres representam 33% da força de trabalho, mas ocupam apenas 1 em cada 4 posições de liderança:
  • A exclusão das mulheres do mundo digital afastou US$ 1 trilhão do produto interno bruto dos países de baixa e média renda na última década. Sem remediação, essa perda aumentará para US$ 1,5 trilhão até 2025.

O relatório demonstra uma defasagem da introdução e atuação das mulheres no contexto da tecnologia e inovação, mas também evidencia uma necessidade de adoção de medidas mitigadoras e remediadoras destes números, que podem ser realizadas através de incentivos públicos, privados, corporativos e estudantis, criando oportunidades no setor para as mulheres e as incluindo em todo o ciclo de formação. 

Em oposição a estes dados, o GCAA tem a honra de viabilizar a atuação de mulheres em áreas e atividades ainda representadas, preponderantemente, por homens; e de prestar seus serviços para clientes que buscam, cada vez mais, a presença e liderança de mulheres no mercado.

Clamamos por um futuro mais justo e equânime para nós e todas as mulheres, mães, filhas, netas, advogadas e tantas outras profissionais!

Equipe do GCAA


[1] Veja em: https://www.unwomen.org/en/news-stories/in-focus/2023/03/in-focus-international-womens-day#:~:text=This%20International%20Women’s%20Day%2C%208,and%20technology%20for%20gender%20equality.

[2] Disponível em: https://www.unwomen.org/sites/default/files/2022-09/Progress-on-the-sustainable-development-goals-the-gender-snapshot-2022-en_0.pdf